Histórico do Município

Antes da chegada dos primeiros imigrantes nossa região já era habita por índios, silvícolas ou bugres como também eram chamados pelos nossos colonizadores. De índole pacífica os índios que aqui viviam eram Xoklengs do grupo Jê, nômades e não praticavam a agricultura.
Na segunda metade do Século XIX a Alemanha vivia um período pós guerra, muitos sem-terra, superpovoada, a fome e a miséria assolavam o país. O Governo Alemão, diante do cenário, passou a adotar uma política voltada para a emigração contratando pregadores que passavam por vilas e cidades falando das maravilhas de terra distantes que nem conheciam. A grande maioria dos nossos imigrantes são provenientes da região da Westphalia, norte da Alemanha.
Inicialmente instalaram-se na Colônia de Teresópolis e, a partir de 1864 iniciou-se o processo de colonização do Vale do Rio Capivari, hoje São Bonifácio. Em 23 de setembro de 1918 através da Lei Municipal nº 271 nosso município tornou-se Distrito de Palhoça e, em 23 de agosto de 1962, através da Lei nº 840 foi elevado à categoria de município, sendo que, sua instalação ocorreu em 29 de dezembro do mesmo ano.

O principal acesso ao município no sentido norte, com pavimentação asfáltica, se dá pela SC 435, Rodovia Padre Sebastião Antônio Van Lieshout, que interliga São Bonifácio a BR 282 no Km 41 em Santa Cruz da Figueira município de Águas Mornas. A mesma rodovia corta o município de norte a sul interligando, no sentido sul, São Bonifácio à SC 370 na cidade de Gravatal. Nossa economia está baseada na agricultura, pecuária de leite e corte, apicultura, avicultura, beneficiamento de madeira, laticínios, serviços e turismo com elevado potencial voltado ao turismo ecológico. O município detém o título de Capital Catarinense da Cachoeiras (Lei Estadual nº 13.096 de 18 de agosto de 2004).

CULTURA

São Bonifácio mantém intactos muitos hábitos e costumes dos primeiros colonizadores. A língua alemã, onde aproximadamente 50% da população compreende ou fala a língua alemã. A arquitetura em enxaimel merece destaque, hoje com mais de 130 casas cadastradas e mapeadas. O volume destas construções, poderia dar-nos o Título "Capital Brasileira das Casas Enxaimel". A gastronomia contribui de forma significativa na manutenção da cultura alemã em nosso município. Temos: o gemüse, sopa de galinha caipira, pão de milho, bolinho de batata, biscoitos, entre outros. No resgate e preservação do folclore alemão, os grupos folclóricos "KleineTänzer" e o " TanzenFreudeundLiebe", apresentam danças das regiões de origem dos imigrantes, com ênfase para a dança dos Sete Passos. A música e o canto com corais e demais grupos também são destaques na nossa cultura. As festas mais significativas que retratam aspectos culturais do município são as festas realizadas nas diversas comunidades, todas alusivas ao seu Padroeiro, a Festa do Padroeiro na Sede do município, Festa do Hospital, Festa do Pão de Milho e o Natal Luz

RELIGIOSIDADE

A religiosidade é uma característica marcante da história de São Bonifácio. Os colonizadores, na sua maioria, vinham da região da Westfália, província profundamente católica da Alemanha. O esforço de manter viva a tradição religiosa pode ser percebido ainda hoje no número de Igrejas e Grutas construídas em todo o município, indiferentemente de qual credo. No trajeto da SC 435 se localiza a maioria dos monumentos histórico-arquitetônicos religiosos existentes em São Bonifácio. No Alto Capivarí a Gruta São José (divisa do município), Gruta Bom Pastor e a Gruta Nossa Senhora das Graças. Na Sede - A Igreja Católica Matriz de São Bonifácio; Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil e a Gruta Nossa Senhora dos Campos. Em Santo Antônio a Igreja Católica e o conjunto religioso formado pelo Capitel Santo Antônio, Gruta São Cristóvão e Via Sacra.Alguns monumentos histórico-arquitetônicos religiosos estão localizados em comunidades que são acessadas a partir da SC 435.

NATURAL PAISAGÍSTICO

O título "Capital Catarinense das Cachoeiras" (Lei Estadual nº 13.096 de 18/08/2004), evidencia a quantidade e qualidade das cachoeiras existentes em São Bonifácio. Cada uma com belezas específicas resultantes do conjunto natural paisagístico do seu entorno. As inúmeras nascentes de águas com sua topografia acidentada propicia belíssimas quedas de água, ideais para banho, visitas por trilhas ecológicas e esportes de aventura. Algumas já contam com um acesso facilitado. O município por apresentar o relevo entrecortado de planície e serras cobertas de mata nativa favorece o traçado de trilhas, por ambientes deslumbrantes de vegetação original e cachoeiras. As trilhas são inúmeras, algumas com possibilidades de exploração turística imediata, outras precisam ainda ser devidamente trabalhadas. Aconselhável ser acompanhado por um guia local.

DADOS DO MUNICÍPIO

Localização: Grande Florianópolis - Santa Catarina - Brasil
Latitude: 27°54'05"S
Longitude: 48°55'45"O
Altitude: 419 metros (Sede)
Área: 461,302 Km²
Clima: sub-tropical úmido, com temperatura média de 17,3°C
População estimada: 2.814 habitantes (IBGE/2020)
Eleitores: 2.966 habitantes (IBGE/2014)
IDH (índice de desenvolvimento humano): 0,731
PIB (Produto Interno Bruto): R$ 35.262.161,00
Gentílico: São-Bonifacense
Aniversário: 29/12

FOTOS DO MUNICÍPIO